codebuddy.tech

building in public from Vancouver

Treinei Duas LoRAs, Corrigi um Webhook do Stripe e Lancei um Site — Enquanto Dirigia

Ontem quase perdi o fio da meada. Projetos empolgantes são sedutores. Passei a maior parte de uma semana perseguindo a ideia de um canal animado no YouTube — personagens em aquarela, pipelines de IP-Adapter, ComfyUI no RunPod, treinamento de LoRA. Tudo real, nada gerando receita ainda.

Então olhei para o quadro de sinais. Uma luz verde. Este blog. 145 visitas à página, 8 posts, sem anúncios, sem produto — apenas escrita consistente. Todo o resto está escuro.

O chato paga. Voltei ao quadro.

Antes de dormir, apaguei dois incêndios que estavam queimando silenciosamente.

devforkhire.com estava retornando 404. Os registros DNS existiam na minha cabeça, mas não na Cloudflare. Dois comandos curl, um deploy do wrangler. No ar em quatro minutos.

O webhook do Stripe falhava desde 11 de março — 24 tentativas de entrega fracassadas, um e-mail do Stripe me avisando que eu tinha cinco dias antes de cortarem. O script travava silenciosamente porque faltavam três variáveis de ambiente no servidor. Adicionei-as, criei um token de API com escopo, executei o poller manualmente. Saída: Concluído — 0 novos eventos processados. Limpo. O cron dispara a cada minuto agora e ninguém sabe que existe.

O trabalho do canal animado não foi desperdiçado, no entanto. Agora tenho um bot de geração de assets em aquarela, uma LoRA facial treinada de mim mesmo, uma LoRA de gato treinada do meu gato Pierre, um script de filmagem de visemas para um dataset de sincronização labial e um pipeline claro da ideia ao vídeo animado.

Nada disso é sinal ainda. Mas a infraestrutura é real e o custo foi de $15 de tempo de GPU no RunPod.

A lição que continuo reaprendendo: terminar coisas meio cozidas cria mais superfície do que começar novas. Um site ativo com um domínio supera um conceito brilhante com um registro DNS quebrado todas as vezes.

De volta ao quadro. De volta à escrita.

Get new posts

Subscribe in your language

Get new posts

Subscribe in your language

New posts delivered to your inbox. Unsubscribe anytime.

Receive in: