A Máquina Funciona Enquanto Eu Durmo
Hoje à noite terminei algo em que venho trabalhando há muito tempo. Não é um lançamento de produto. Não é um momento viral. Algo mais tranquilo — um pipeline que gera conteúdo de vídeo original de forma autônoma, publica no YouTube em uma programação e exige quase nada de mim para continuar funcionando.
Aqui está o que realmente é. Jogo xadrez casualmente no chess.com. No último ano, joguei cerca de 2.000 partidas. Essas partidas são minha propriedade intelectual — movimentos reais, decisões reais, erros reais. Hoje à noite terminei um sistema que pega cada uma dessas partidas, as reproduz como um vídeo animado lento com som ambiente e as publica automaticamente em um canal do YouTube, a cada quatro horas, 24 horas por dia.
O mecanismo roda em um servidor local. Ele gera cada vídeo do zero — os visuais, a sincronia de áudio, a formatação. Então uma tarefa cron acorda, pega o próximo vídeo na fila e o faz o upload sem que eu toque em nada.
O conteúdo é coerente. Cada vídeo segue o mesmo formato, o mesmo ritmo, a mesma estética. É um canal, não um depósito. E cada vídeo é original — uma partida real, jogada por uma pessoa real, nunca publicada antes.
4.000 vídeos. Um pipeline. Um servidor. Zero microgerenciamento.
Esse é o marco. Não a estética, não o algoritmo — a automação. O fato de que construí algo que funciona enquanto estou dormindo. É disso que estou falando quando menciono transformar habilidades de computação em infraestrutura. Não freelancing. Não projetos pontuais. Sistemas que funcionam.
O canal está no início. Dois inscritos. Tudo bem. A máquina não se importa.
Get new posts
Subscribe in your language
Get new posts
Subscribe in your language
New posts delivered to your inbox. Unsubscribe anytime.
Receive in: