codebuddy.tech

building in public from Vancouver

Construí Minha Própria API de Publicação em Uma Noite

Ontem à noite, filmei meu gato Pierre na cama. Ele estava fazendo suas coisas — subindo em mim, me encarando, e eventualmente cantando. Comprimi o vídeo, executei um comando, e ele apareceu automaticamente no topo do meu feed de vídeo ao vivo.

A resposta chegou em segundos: 98 vídeos. Pierre no topo. Feed atualizado. Pronto.

O que realmente aconteceu

Nos bastidores, um único Cloudflare Worker cuidou de tudo: recebeu os bytes do vídeo, armazenou no armazenamento de objetos R2, buscou o JSON do feed existente, adicionou a nova URL do vídeo no início da lista, escreveu o JSON atualizado de volta no R2 e atualizou o armazenamento KV. Sem servidor. Sem banco de dados. Sem pipeline de deploy. Apenas um Worker, um bucket e um armazenamento chave-valor.

O custo total da infraestrutura para isso é praticamente zero na minha escala atual.

Por que isso parece significativo

Antes de ontem à noite, adicionar um vídeo exigia fazer upload manualmente para o R2 via AWS CLI, editar o JSON do feed, reenviá-lo e limpar o cache da CDN. Agora a barreira é um único comando curl. Ou, eventualmente, nenhum comando — apenas "ei Claude, faça upload deste vídeo."

Ter uma API para seu próprio site muda o que é possível. É a diferença entre um site e uma plataforma.

Uma única requisição POST autenticada é tudo o que é preciso para publicar na rede. A partir daqui, o mesmo padrão se estende para múltiplos feeds, múltiplas plataformas, eventualmente YouTube. Um upload, em todos os lugares ao mesmo tempo.

O panorama geral

Comecei o experimento de 333 dias de sinal para me forçar a construir consistentemente em público. Na quarta noite, tenho um feed de vídeo ao vivo, uma rotação cron automatizada, uma rede de 8 domínios conectados, uma pontuação de sinal e agora uma API de publicação que posso acessar de qualquer lugar.

A sequência tem 4 dias. A base já está lá. Próximo passo: um único script shell que faz upload de um vídeo, posta no Twitter e atualiza todos os endpoints de uma vez. Um comando. Distribuição total.

Get new posts

Subscribe in your language

Get new posts

Subscribe in your language

New posts delivered to your inbox. Unsubscribe anytime.

Receive in: