Do GPT ao Claude: A Jornada de um Desenvolvedor de Vancouver pelo Velho Oeste do Vibe Coding
Há seis meses, eu achava que tinha encontrado o santo graal. O GPT mudaria tudo. Mas a questão sobre momentos revolucionários é esta: às vezes você só percebe o quão tosca sua revolução era quando encontra algo melhor.
Conheça a Anthropic, a empresa fundada por ex-funcionários da OpenAI, e o Claude, seu modelo principal. Trabalhar com Claude me fez perceber que meus primeiros dias com GPT eram como tentar programar num Nokia dos anos 90 comparado a um iPhone.
O que diabos é Vibe Coding?
O termo foi popularizado por Andrej Karpathy, que o descreveu como mergulhar de cabeça nas vibes, deixar a IA gerar código e simplesmente aceitar como garantido. Parece libertador. É libertador. Mas também é frágil.
Eis o belo paradoxo: você não precisa saber nada de código para começar a fazer vibe coding. O que você precisa é de fé em si mesmo e zero medo. Nenhum diploma em ciência da computação, nenhum certificado de bootcamp. Apenas vibes.
Mas aqui está a verdade contrária: zero medo rapidamente se torna zero entendimento. Quando a IA produz um bug, você não tem modelo mental para diagnosticá-lo. Vibe coding sem conhecimento básico é como dirigir um Tesla com piloto automático em uma nevasca — você se sentirá brilhante até bater numa placa de gelo.
A Revolução do Código Aberto
Posso executar um comando que puxa código do servidor de algum desenvolvedor — talvez ele esteja na Estônia, talvez no porão da mãe dele em Ohio — e boom, aquele código baixa para minha máquina. Esse é o milagre moderno do open source.
O problema? Construir é a parte fácil. Distribuição — colocar sua criação na frente de pessoas que realmente queiram usá-la — esse é o verdadeiro desafio. A internet está cheia de projetos brilhantes que ninguém sabe que existem.
Por que Claude Mudou Tudo Para Mim
GPT parecia ter um estagiário inteligente que às vezes dava insights brilhantes e às vezes, com confiança, dizia que Paris era a capital da Itália. Claude parece diferente. Mais confiável. É como a diferença entre um amigo que topa suas loucuras e um amigo que topa mas também faz perguntas ponderadas que te fazem perceber que talvez você devesse usar capacete.
Quando estou fazendo vibe coding com Claude, passo menos tempo depurando bobagens geradas por IA e mais tempo construindo de verdade. O código tende a ser mais sustentável, melhor documentado e segue práticas recomendadas reais.
O Lado Sombrio da Vibração
O Vibe Coding criou uma geração de desenvolvedores que conseguem lançar produtos mas não conseguem mantê-los. Que conseguem construir funcionalidades mas não conseguem otimizá-las. Vi fundadores não técnicos brilhantes construírem MVPs impressionantes apenas com vibe coding, e depois baterem num muro quando precisam escalar.
Isso não é para assustar você — é para manter os pés no chão. Vibe coding é um superpoder, mas como qualquer superpoder, vem com responsabilidade.
Construindo Entre Corridas
Eis a questão sobre construir produtos de IA entre corridas de Uber: restrições geram criatividade. Quando você tem 15 minutos entre deixar alguém em Burnaby e pegar alguém em Richmond, você aprende a fazer cada prompt valer a pena.
Algumas das minhas melhores ideias surgiram preso no trânsito da ponte, digitando freneticamente prompts no Claude pelo celular, esperando capturar uma inspiração antes do próximo passageiro entrar no carro.
Abrace a Vibração, Respeite o Ofício
Depois de seis meses de vibe coding, pulando entre GPT e Claude, construindo produtos entre corridas de Uber no trânsito de Vancouver, eis o que aprendi: esta tecnologia é simultaneamente mais poderosa e mais frágil do que o hype sugere.
O vibe coding vai democratizar a criação de software de maneiras que estamos apenas começando a entender. Mas não vai eliminar a necessidade de entendimento técnico profundo — vai tornar esse entendimento mais valioso, não menos.
Então mergulhe. Comece a fazer vibe coding. Construa coisas ridículas. Quebre coisas. Lance produtos que provavelmente não deveriam funcionar mas de alguma forma funcionam. Mas mantenha a curiosidade sobre por que funcionam. O futuro pertence aos vibe coders que nunca param de aprender.
Get new posts
Subscribe in your language
Get new posts
Subscribe in your language
New posts delivered to your inbox. Unsubscribe anytime.
Receive in: