codebuddy.tech

building in public from Vancouver

Construindo Meu Império de IA Uma Corrida de Uber de Cada Vez: A Jornada de um Desenvolvedor em Vancouver

Então, imagine só: estou sentado no meu carro entre corridas de Uber no centro de Vancouver, conectado via SSH ao meu VPS pelo meu iPhone, depurando scripts em Python enquanto algum cara em um Tesla me fecha. Só mais uma terça-feira na vida de um desenvolvedor de IA solo que paga o aluguel dirigindo estranhos pela cidade.

Olha, eu sei que isso parece a narrativa romantizada do estereótipo tech. A realidade é que se matar no celular enquanto ganha abaixo do salário mínimo depois da fatia do Uber não é exatamente um distintivo de honra. Mas as ferramentas que construí são reais, o código funciona, e às vezes as melhores inovações vêm das restrições mais estranhas.

O Sonho vs. A Labuta

Eu tenho grandes sonhos. PlayBunny.AI é meu grande avanço no mundo da moda de luxo — IA encontra alta-costura, algoritmos decidindo o que está na moda antes mesmo dos humanos saberem que querem.

Mas aqui está o problema de ser um desenvolvedor solo: você precisa ganhar dinheiro enquanto constrói seu império. Eu poderia pegar um contrato júnior de $70k? Com certeza. Mas há algo em manter total autonomia sobre meu tempo e projetos que me mantém nesse caminho.

Programando do Meu Celular

Eu acesso meu VPS via SSH diretamente do meu iPhone. SSH foi desenvolvido em 1995 por Tatu Ylönen, um cientista da computação finlandês que se cansou de pessoas bisbilhotando tráfego de rede. Aqui estou eu usando a invenção dele para depurar código do estacionamento de um McDonald's às 2 da manhã.

O desenvolvimento mobile-first me forçou a escrever código mais modular, abraçar automação e pensar em commits atômicos menores. A troca de contexto é constante quando você também está dirigindo.

O Que "Vibe Coding" Realmente Significa

Ambientes de desenvolvimento tradicionais pressupõem tempo de foco dedicado e uma configuração de mesa adequada. Mas e se seus momentos mais criativos acontecerem às 23h no estacionamento de um Starbucks? O desenvolvimento mobile-first não é uma limitação — é um filtro que remove tudo que é desnecessário.

A Realidade

Esse estilo de vida não é sustentável a longo prazo. A correria do Uber paga talvez $15-20 por hora em dias bons, e ficar alternando constantemente entre dirigir e programar é exaustivo. Mas me ensinou algo valioso sobre resiliência e desenvoltura.

Todo desenvolvedor tem sua história de origem. Alguns aprendem em Stanford. Outros se matam em cubículos corporativos. Eu? Estou depurando endpoints de API entre corridas, aprendendo sistemas distribuídos um estacionamento de cada vez.

O Próximo Passo

Continue construindo, continue lançando, continue iterando. Até lá, você pode me encontrar em algum lugar em Vancouver, provavelmente preso no trânsito, definitivamente conectado a um servidor, sempre construindo algo.

Quer acompanhar a jornada? Me encontre no Reddit em r/indiehackers ou r/SideProject.

Get new posts

Subscribe in your language

Get new posts

Subscribe in your language

New posts delivered to your inbox. Unsubscribe anytime.

Receive in: