codebuddy.tech

building in public from Vancouver

Construindo Meu Pipeline de Conteúdo com IA: Do Devaneio à Publicação em 12 Idiomas

Concluí este pipeline ontem à noite e estou genuinamente orgulhoso dele. Três modelos de IA, um bot do Telegram, reconhecimento de fala local e uma camada de tradução — tudo para transformar um monólogo instável de 10 minutos do celular em uma postagem de blog polida publicada em 12 idiomas. A maioria diria que isso é superengenharia. Eu diria que é a única maneira que consegui para realmente publicar consistentemente.

O Problema: Ainda Não Sou uma Personalidade do YouTube

Meu cérebro não funciona rápido diante das câmeras. Não sou daquelas pessoas que conseguem improvisar naturalmente para uma plateia. Então, em vez disso, filmo a mim mesmo falando devagar por uns 10 minutos no celular — divagando, hesitando, pensando em voz alta. Não é bonito. Mas é autêntico, e isso é o que importa.

A crudeza é onde o pensamento real vive. Primeiras ideias não roteirizadas e não polidas geralmente contêm os insights mais honestos. O problema é que ninguém quer ler a transcrição de alguém pensando em voz alta. Por isso, construí um sistema que mantém a autenticidade e remove a bagunça.

O Pipeline: O Que Realmente Acontece

Escrevi um script em Python que extrai o áudio do meu vídeo do celular como um arquivo M4A. Esse arquivo é enviado a um bot do Telegram que criei e hospedo no meu VPS. O Telegram se tornou meu hub de automação — ele recebe o arquivo, baixa e executa no Whisper, o modelo de fala para texto de código aberto da OpenAI, rodando localmente. Sai uma transcrição bruta.

Essa transcrição passa por um pipeline de IA de quatro estágios, cada um com minha aprovação no Telegram:

Estágio 1 — Claude rascunha. A transcrição bruta chega primeiro no Claude. O prompt pede que ele escreva uma postagem de blog envolvente com a minha voz — casual, honesta, tecnicamente fundamentada. Ele adiciona estrutura e fluidez e extrai as ideias principais. Recebo um link de pré-visualização e dois botões: Aprovar ou Editar.

Estágio 2 — DeepSeek desafia. Se aprovo, o DeepSeek recebe o rascunho do Claude e o analisa a fundo. O prompt pede verificação de fatos, profundidade técnica adicional e uma perspectiva analítica ligeiramente contrária — mantendo a história pessoal. O DeepSeek é surpreendentemente bom nisso. Ele questiona onde o Claude foi muito complacente.

Estágio 3 — Claude sintetiza. O Claude recebe ambos os rascunhos e os mescla. Voz pessoal da versão do Claude, profundidade técnica da versão do DeepSeek. Esta é a postagem final. Mais uma aprovação antes de qualquer coisa ir ao ar.

Publicar — DeepSeek traduz. Quando clico em publicar, o DeepSeek traduz o HTML final para 12 idiomas, preservando toda a formatação. Cada tradução ganha sua própria página no blog, com seletor de idioma, rodapé de assinante e links de afiliados incorporados.

Por Que Três Modelos em Vez de Um

Porque cada modelo tem um modo de falha diferente. O Claude escreve lindamente, mas pode ser complacente demais — ele vai polir sua ideia ruim até que ela pareça convincente. O DeepSeek é mais analítico e questiona premissas, mas pode perder a voz pessoal. Usá-los em sequência cria um sistema de freios e contrapesos.

A verdadeira mágica acontece no Estágio 3, quando o Claude sintetiza ambas as perspectivas. É como ter um bom editor que sabe quando manter a personalidade e quando adicionar o rigor.

O Que Sai

Uma sessão de divagação de 10 minutos vira uma postagem de 900 palavras que parece que passei horas nela. Mais importante, soa como eu — não como uma postagem genérica de IA — porque o material de origem é genuinamente meu pensamento não filtrado e os prompts são ajustados para preservar essa voz.

A implantação em 12 idiomas significa que cada postagem alcança públicos que jamais alcançaria escrevendo apenas em inglês, com zero esforço extra da minha parte.

O Verdadeiro Objetivo

Este sistema otimiza para o que realmente importa — elimina todo o atrito da parte que realmente importa, que é o pensamento. Quando sei que o pipeline cuida de todo o resto, paro de me preocupar com como soo e apenas penso em voz alta. Esse é o ponto principal.

Get new posts

Subscribe in your language

New posts delivered to your inbox. Unsubscribe anytime.

Receive in: