Construindo Ferramentas de IA Entre Corridas de Uber: Como Transformei Tempo Morto em Ouro de Desenvolvimento
Olá, meu nome é Chris. Sou um ex-profissional da construção civil que se tornou motorista de aplicativo aqui em Vancouver, e tropecei em algo incrível. Na média de uma hora e meia que tenho entre corridas a cada dia, venho aprendendo a construir aplicativos com inteligência artificial no meu celular. O que consegui realizar nesses momentos dispersos de inatividade é, francamente, surpreendente — até para mim.
Não saí dos ofícios por escolha. Uma serra Skil levou a maior parte do meu polegar, e pronto. Mais de vinte anos como pintor, encanador e carpinteiro, e um mau momento acabou com tudo. Não vou fingir que não fiquei amargo por um tempo. Mas a questão é a seguinte: mesmo quando as ferramentas mudam, a mentalidade de resolução de problemas não muda. Quando você encontra um obstáculo, não espera que outra pessoa o resolva. Você constrói uma solução.
Essa mentalidade se traduziu perfeitamente no desenvolvimento de software, embora eu admita que vem com compensações. Sempre que encontro um obstáculo na minha jornada de programação — e acredite, encontro regularmente — construo uma ferramenta em torno do problema. É como quando encontro um rio que não posso atravessar, simplesmente construo uma ponte. E essa abordagem tem sido absolutamente libertadora, mesmo que às vezes uma assinatura mensal pudesse ter resolvido o mesmo problema de forma mais eficiente.
A Mentalidade do Profissional da Construção Civil: Resolução de Problemas em Código
Os paralelos entre o trabalho manual e o desenvolvimento de software são mais profundos do que você imagina. Na carpintaria, quando falta um gabarito específico, você constrói um com madeira sobressalente. Na encanação, quando não encontra o adaptador certo, você fabrica uma conexão temporária. Esse tipo de bricolagem — usar materiais disponíveis para criar soluções alternativas — torna-se uma segunda natureza.