Construindo Ferramentas de IA Entre Corridas de Uber: Como Transformei Tempo Morto em Ouro de Desenvolvimento
Olá, meu nome é Chris. Sou um ex-profissional da construção civil que se tornou motorista de aplicativo aqui em Vancouver, e tropecei em algo incrível. Na média de uma hora e meia que tenho entre corridas a cada dia, venho aprendendo a construir aplicativos com inteligência artificial no meu celular. O que consegui realizar nesses momentos dispersos de inatividade é, francamente, surpreendente — até para mim.
Não saí dos ofícios por escolha. Uma serra Skil levou a maior parte do meu polegar, e pronto. Mais de vinte anos como pintor, encanador e carpinteiro, e um mau momento acabou com tudo. Não vou fingir que não fiquei amargo por um tempo. Mas a questão é a seguinte: mesmo quando as ferramentas mudam, a mentalidade de resolução de problemas não muda. Quando você encontra um obstáculo, não espera que outra pessoa o resolva. Você constrói uma solução.
Essa mentalidade se traduziu perfeitamente no desenvolvimento de software, embora eu admita que vem com compensações. Sempre que encontro um obstáculo na minha jornada de programação — e acredite, encontro regularmente — construo uma ferramenta em torno do problema. É como quando encontro um rio que não posso atravessar, simplesmente construo uma ponte. E essa abordagem tem sido absolutamente libertadora, mesmo que às vezes uma assinatura mensal pudesse ter resolvido o mesmo problema de forma mais eficiente.
A Mentalidade do Profissional da Construção Civil: Resolução de Problemas em Código
Os paralelos entre o trabalho manual e o desenvolvimento de software são mais profundos do que você imagina. Na carpintaria, quando falta um gabarito específico, você constrói um com madeira sobressalente. Na encanação, quando não encontra o adaptador certo, você fabrica uma conexão temporária. Esse tipo de bricolagem — usar materiais disponíveis para criar soluções alternativas — torna-se uma segunda natureza.
Mas o desenvolvimento de software adiciona camadas de complexidade que os ofícios físicos não têm. Quando um carpinteiro constrói um gabarito, funciona ou não. Se quebrar, é óbvio. Quando construo um aplicativo personalizado, os modos de falha são mais insidiosos. Um caso extremo não tratado pode silenciosamente derrubar uma conexão, uma dependência pode ter uma vulnerabilidade que passa despercebida por meses, e o próprio código se torna um passivo que exige atenção contínua.
O romance de construir suas próprias ferramentas é real, no entanto. Há algo profundamente satisfatório em criar uma solução que se encaixa exatamente no seu fluxo de trabalho, otimizada para suas necessidades específicas, em vez das suposições de um gerente de produto sobre o que os usuários querem. A questão com que constantemente luto é: quando essa abordagem serve à produtividade e quando se torna engenharia excessiva disfarçada de resolução de problemas?
A Primeira Ponte: Meu Cliente SSH Personalizado
Minha criação principal é um aplicativo iOS que chamo de Terms — atualmente em sua quarta iteração. Esse cliente SSH evoluiu ao longo de anos de uso no mundo real durante aqueles momentos dispersos entre corridas, e se tornou perfeitamente adaptado ao meu fluxo de trabalho único de codificação com copiar-colar, fala para texto, impulsionado por IA.
O aplicativo usa autenticação biométrica — Face ID especificamente. Quando o abro, o sistema autentica meu rosto e me leva diretamente para meu ambiente de hospedagem VPS, bem na linha de comando. A tecnologia por trás do Face ID é fascinante: o sistema de câmera TrueDepth da Apple projeta mais de 30.000 pontos invisíveis para criar um mapa de profundidade preciso do seu rosto, usando imagem infravermelha para funcionar mesmo no escuro.
A capacidade de sentar confortavelmente no meu celular, construindo ferramentas que têm potencial real enquanto constantemente corrijo bugs e otimizo — é uma alegria genuína. Recomendo muito. E sim, há algo silenciosamente satisfatório no fato de que as mesmas mãos que costumavam emoldurar paredes e soldar canos de cobre agora estão implantando Python em um servidor Linux a partir de um estacionamento em Vancouver.
Um dos meus recursos favoritos aborda uma frustração comum em ambientes de desenvolvimento móvel. Quando encontro um bug ou um traceback que congela o terminal, simplesmente deslizo para cima para fechar o aplicativo, reabro, deixo o Face ID me autenticar novamente e imediatamente estou de volta à linha de comando, pronto para continuar. Esse processo de recuperação sem interrupções me salvou inúmeras horas de frustração e mantém meu ímpeto durante essas preciosas sessões de programação entre corridas.
A implementação técnica depende do armazenamento de chaves SSH criptografadas no Keychain do iOS, que fornece segurança baseada em hardware em dispositivos com um Secure Enclave. O gerenciamento de estado da conexão foi uma das partes mais complicadas de acertar — lidar com transições de rede à medida que me movo entre diferentes torres de celular e pontos de acesso WiFi pela cidade. Implementei uma camada de persistência de conexão que pode detectar mudanças de rede e reconectar automaticamente à sessão remota, muitas vezes de forma tão perfeita que nem percebo que a transição ocorreu.
Eu poderia ter alcançado funcionalidade semelhante com clientes SSH existentes? Absolutamente. Mas esses aplicativos otimizam para casos de uso gerais, enquanto o meu é focado a laser no meu fluxo de trabalho específico. Os atalhos de teclado personalizados, a integração com o recurso de fala para texto do iOS para codificar por voz, e o gerenciamento especializado da área de transferência para transportar trechos de código entre meu telefone e servidor — esses recursos existem porque os construí para minhas necessidades exatas.
A Ponte de Vídeo para Áudio: Resolvendo o Atrito no Fluxo de Trabalho de Conteúdo
A segunda ferramenta importante que desenvolvi surgiu de um ponto específico de atrito no meu fluxo de trabalho de criação de conteúdo. Eu precisava de uma maneira confiável de transcrever vídeos, e embora existam serviços web que tratam disso, eu precisava de algo mais flexível para minha biblioteca de conteúdo pessoal.
Minha abordagem foi converter vídeos para áudio primeiro — um processo muito mais leve do que enviar arquivos de vídeo grandes. Durante anos, dependi de um aplicativo de terceiros para isso, mas quando as atualizações do iOS o quebravam ou eu precisava de formatos de áudio específicos, me via preso. Então construí meu próprio conversor.
A tecnologia subjacente depende do FFmpeg, um poderoso multimídia de código aberto
Get new posts
Subscribe in your language
New posts delivered to your inbox. Unsubscribe anytime.
Receive in: